quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Reflexão

Durante a pesquisa de campo aprendemos sobre o desenvolvimento social no centro da cidade e suas implicações como a desigualdade social, e racismo, sendo um ato histórico que se fixou ate os dias de hoje. Esse assunto nos interessou sendo tema de um de nossos trabalhos.
Em poucas palavras queremos compartilhar com vocês.
Quando a escravidão foi banida do país os negros, os índios foram excluídos da nova sociedade, tanto eles como a classe trabalhadora ficaram a mercê dos europeus, os donos de café, os comerciantes, a idéia era; ter na arquitetura do centro um modelo europeu, logo influenciado por outros países, tornando uma cidade comercial com moradores de alto padrão a fim de trazer mais investidores.
Hoje quando se fala em melhorar o centro da cidade a primeira coisa de se pensar é retirar os mendigos, os camelos, as favelas, restaurar os lugares históricos e investir no comercio,a fim de trazer mais investidores.
Esta já uma ação feita pelo governo, mas quem será o beneficiado com isso?Quem esta por traz disso?
Não será a mesma burguesia com seus mesmos interesses pessoais, com suas ideologias preconceituosas?Ou serão todos nos, que temos casa e comida?Será que a classe dominante dominou nossos pensamentos?O que acontece com os mendigos, os camelo, os favelados e viciados, os negros, os índios, a classe trabalhadora?
Enviei seus comentários sobre essa reflexão.


beijos Thais Benigno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário