
Estação e Jardim da Luz entre 1925 a 1930 SAIBA COMO SURGIU A ESTAÇÃO DA LUZ E SEUS AVANÇOS
A inauguração da nova Estação da Luz ocorreu no dia 1º de março de 1901 e, desde então, tornou-se um símbolo do ciclo do café da nossa cidade. Em 1946, porém, um incêndio criminoso destruiu grande parte da estação. O fogo ardeu por mais de sete horas. Só restaram a gare e a ala oeste. 49
Em 1947, a "Inglesa" (SPR) foi nacionalizada com o nome de Estrada de Ferro Santos-Jundiaí (EFSJ). Até 1951, foram feitas as obras de reconstrução da estação atingida pelo incêndio. O edifício ganhou mais um pavimento e uma plataforma central para o uso do trem metropolitano.
Nos últimos anos, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) desenvolve o Projeto Integração Centro, que consiste em implantar interligações entre as linhas da CPTM e as do Metrô. "A Estação da Luz, que se encontra no centro desse trecho central, é objeto de grandes intervenções e modificações funcionais, além de ser totalmente restaurada, de modo que se aproxime tanto quanto possível à sua situação original. Sua situação futura prevê atendimento a quatro linhas de trem metropolitano, com opção de integração com duas linhas de metrô (a existente Linha 1 e a futura Linha 4)."50
A Estação da Luz, portanto, servirá de exemplo de proteção e valorização do patrimônio histórico de São Paulo, ao mesmo tempo que irá revitalizar a região central da cidade com a integração dos sistemas ferroviário metropolitano e metroviário.
Fonte: www.aprenda450anos.com.br/...2/3_estacao_luz.asp
A inauguração da nova Estação da Luz ocorreu no dia 1º de março de 1901 e, desde então, tornou-se um símbolo do ciclo do café da nossa cidade. Em 1946, porém, um incêndio criminoso destruiu grande parte da estação. O fogo ardeu por mais de sete horas. Só restaram a gare e a ala oeste. 49
Em 1947, a "Inglesa" (SPR) foi nacionalizada com o nome de Estrada de Ferro Santos-Jundiaí (EFSJ). Até 1951, foram feitas as obras de reconstrução da estação atingida pelo incêndio. O edifício ganhou mais um pavimento e uma plataforma central para o uso do trem metropolitano.
Nos últimos anos, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) desenvolve o Projeto Integração Centro, que consiste em implantar interligações entre as linhas da CPTM e as do Metrô. "A Estação da Luz, que se encontra no centro desse trecho central, é objeto de grandes intervenções e modificações funcionais, além de ser totalmente restaurada, de modo que se aproxime tanto quanto possível à sua situação original. Sua situação futura prevê atendimento a quatro linhas de trem metropolitano, com opção de integração com duas linhas de metrô (a existente Linha 1 e a futura Linha 4)."50
A Estação da Luz, portanto, servirá de exemplo de proteção e valorização do patrimônio histórico de São Paulo, ao mesmo tempo que irá revitalizar a região central da cidade com a integração dos sistemas ferroviário metropolitano e metroviário.
Fonte: www.aprenda450anos.com.br/...2/3_estacao_luz.asp
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